Apesar de proibir o uso de criptomoedas no dia a dia como forma de pagamento, a Indonésia permite que indivíduos negociem bitcoin (BTC) e altcoins livremente. No entanto, com o crescimento da indústria no país, o governo local decidiu lançar sua própria exchange cripto, para conseguir controlar as negociações e transações realizadas através desses ativos.
Nesse sentido, a plataforma nacional de criptomoedas da Indonésia foi lançada em 17 de julho de 2023, de acordo com as informações do regulador de commodities do país. É válido destacar que esse não é um plano novo na região. Afinal, a Indonésia planeja esse lançamento desde 2021, mas a nova exchange enfrentou diversos obstáculos que resultaram em adiamentos consecutivos, sendo o mais recente ocorrido em fevereiro.
Em contraste com as grandes empresas de criptomoedas privadas, como a Binance, a plataforma se assemelha mais a um mercado de valores mobiliários tradicional, como a Bolsa de Valores de Nova York, pois possui aprovação governamental.
De acordo com Didid Noordiatmoko, chefe da Agência de Supervisão de Negociação de Futuros de Commodities da Indonésia, o estabelecimento das exchanges, câmaras de compensação e demais serviços relacionados é uma prova de que o governo está comprometido em criar um ecossistema justo e seguro para a negociação de criptoativos, visando a segurança jurídica e a proteção dos clientes.
A agência está colaborando com a Autoridade de Serviços Financeiros do país (OJK), o banco central e o Ministério das Finanças para garantir o funcionamento adequado da plataforma.