Mario Havel, um pesquisador da Ethereum Foundation, sincronizou um node do Ethereum (ETH) em um console de jogos PlayStation 4.
O pesquisador adentrou no mundo do jailbreaking do videogame, onde descobriu vulnerabilidades no firmware mais antigo do PlayStation 4 que permitiam assumir o controle do sistema.
O jailbreaking refere-se a driblar as restrições impostas pelo software oficial de um dispositivo.
Ao realizar esse drible no console, Havel obteve acesso não autorizado ao sistema, possibilitando a execução de softwares personalizados e modificações não tipicamente permitidas pelo fabricante.
Com uma antiga máquina PlayStation 4 executando o firmware 9.00 ou mais antigo, Havel iniciou a missão de transformar o console de jogos em um node plenamente funcional do Ethereum.
Da diversão para a blockchain
O desafio inicial foi obter um PlayStation 4 adequado e hackeável com a versão de firmware desejada. Havel enfatizou a importância de evitar atualizações do sistema, já que versões mais recentes são incompatíveis com o exploit.
O exploit exigia um arquivo exfathax.IMG, que poderia ser baixado e gravado em um pen drive usando software como o Balena Etcher. Havel observou que o pen drive seria formatado a cada sessão de jailbreaking, e era aconselhável utilizar um dedicado para esse fim.
Segundo Havel, uma vez que o exploit fosse ativado com sucesso, o PlayStation 4 adquiriria novas capacidades, permitindo a instalação de vários pacotes, ferramentas e jogos diretamente no console.
Após adquirir o console apropriado, Havel instalou manualmente o firmware 9.00 usando um pen drive, garantindo que a máquina permanecesse offline para evitar atualizações indesejadas.
Ele também recomendou o uso de um servidor de sistema de nomes de domínio (DNS) personalizado que bloqueia atualizações e redireciona a página inicial do guia do usuário para um host de exploit.