Sem dúvida, a Polygon (MATIC) conseguiu se consagrar como a principal Layer 2 do Ethereum (ETH). A solução de escalabilidade, além de ser uma das maiores em capitalização de mercado, é destaque quando o assunto é número de endereços ativos.
Mas a equipe da Layer 2 não para de avançar e desta vez ela está se preparando para o lançamento da Polygon 2.0. Esse upgrade vem com o intuito de criar uma rede interconectada de soluções de escalabilidade, alimentada por tecnologia zero-knowledge.
Para que esse objetivo seja alcançado, a Polygon Labs anunciou três Polygon Improvement Proposals (PIPs) que moldarão o futuro da rede, agendando a implementação para o quarto trimestre de 2023. Contudo, é válido destacar que elas ainda estão sujeitas à aprovação da comunidade.
MATIC se transformará em POL
A primeira alteração será feita através do PIP 17. Este projeto se concentra na transformação do token nativo atual, MATIC, em POL (Polygon Ecosystem Token).
O POL servirá como a espinha dorsal da nova rede e trará consigo uma série de contratos e configurações, como o gerenciamento de emissões e a migração de tokens.
Além disso, os tokens POL podem ser migrados na proporção de 1:1 dos tokens MATIC existentes. O fornecimento inicial do POL é de 10 bilhões, com uma emissão anual de 2%, que será distribuída de forma equitativa entre as recompensas dos validadores e um tesouro comunitário.
“Desde que o cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal, anunciou no final de agosto a atualização do novo token POL, os investidores reagiram positivamente. Porém, apesar de ainda não ter tido efeitos no preço, que se mantém em torno de US$0,50, hoje a Polygon é a sexta blockchain com maior valor de TVL (valor total bloqueado), e após o susto com a SEC ter passado, o projeto segue como uma das principais apostas para o próximo ciclo de alta”, comentou Gabriel Broetto, gerente comercial da exchange de criptomoedas Brasil Bitcoin.
A chegada do staking
Outro upgrade proposto é o PIP 18. Ele vem para introduzir componentes essenciais para a evolução do Polygon 2.0. Isso inclui o início da transição do MATIC para o POL como o token nativo para o Polygon PoS, a adoção do POL como o token de staking e o lançamento do Staking Layer.
Este PIP também prevê a migração das redes públicas da Polygon para aproveitar esta nova camada de escalabilidade.
Transição
A última das propostas está concentrada no PIP 19. Esse upgrade garantirá uma transição suave e compatível com versões anteriores ao atualizar o token de gas nativo no Polygon PoS, substituindo o MATIC pelo POL.
É importante destacar que essa transição não afetará nenhum dos contratos em vigor no Polygon PoS ou suas funcionalidades. No entanto, contratos do lado Ethereum que dependem do MATIC Bridge nativo podem ser impactados pela atualização.