BOLHA CRYPTO GROUP

NOTÍCIAS SOBRE O CRIPTOMERCADO

Polygon (MATIC) acusa zkSync de roubo

Polygon (MATIC) acusa zkSync de roubo

Apesar dos preços negativos, a Polygon (MATIC) tem chamado a atenção. Isso porque a Layer 2, em 31 de julho, processou 100.000 transações em um único dia pela primeira vez. Além disso, a plataforma produziu 401.841 ZK-Proofs, e o número total de carteiras na solução de escalabilidade ultrapassou a marca de 297.000.

Mas agora, a equipe da Polygon chamou a atenção ao acusar a zkSync de copiar seu código sem dar crédito ao trabalho original, além de fazer declarações enganosas sobre suas próprias conquistas.

A zkSync é uma Layer 2 para a rede Ethereum (ETH). Ela utiliza provas de conhecimento zero para permitir que os usuários realizem transferências de tokens ETH e demais ERC20 sem a necessidade de aguardar as confirmações na blockchain.

A problemática

A Polygon lançou o Plonky2 e o Starky, dois sistemas de prova de conhecimento zero que se tornaram referência no setor. Desenvolvidos inicialmente como parte de uma startup chamada Mir, esses sistemas eram de código aberto sob a licença permissiva MIT/Apache, com o intuito de contribuir para a comunidade e beneficiar-se dos avanços de outros.

Contudo, a empresa Matter Labs, responsável pela zkSync, lançou um teste denominado Boojum. A grande questão é que uma parte considerável do código utilizado no projeto foi copiada e colada dos componentes críticos de desempenho da biblioteca Plonky2, segundo a equipe da Polygon.

O fundador da Matter Labs, Alex Gluchowski, chegou a afirmar que o Boojum é mais de 10 vezes mais rápido que o Plonky2. Já o grupo de trabalho da Polygon argumentou que essa afirmação vai contra os princípios do código aberto e causa danos ao ecossistema como um todo. Afinal, o desenvolvimento de software de código aberto deve ser baseado na colaboração e no compartilhamento de conhecimento entre membros da comunidade.

No mundo do código aberto, é comum que os códigos-fonte sejam utilizados, modificados e distribuídos por qualquer pessoa, desde que o crédito seja dado ao criador original. Além disso, é esperado que qualquer pessoa que se baseie em um código aberto seja transparente e honesta em relação às suas afirmações, evitando fazer marketing enganoso em cima do trabalho alheio.

Conforme observado pelo time da Polygon, o desenvolvimento de código aberto é um jogo de soma zero, e os protocolos dessa categoria são recursos a serem explorados. Sendo assim, existe uma interdependência entre os projetos, e é necessário que todos os participantes sejam contribuintes líquidos, agregando valor à comunidade, e não apenas extratores líquidos, que se beneficiam do trabalho dos outros sem contribuir.

Até o momento da escrita do artigo, a Matter Labs não fez nenhum pronunciamento em relação às acusações feitas pela Polygon.

Bolha Crypto Store

Uma loja de moda cripto no ritmo dos seus investimentos digitais. Se você investe em criptomoedas, coleciona NFTs, tá ligado na Web3 ou é um Ancap, vista Bolha Crypto Store.

 

Isenção de responsabilidade

As informações apresentadas neste artigo são apenas para fins informativos e educacionais. Nada aqui contido deve ser interpretado como aconselhamento financeiro ou sugestão de investimento. O Bolha Crypto não se responsabiliza por quaisquer perdas geradas pela utilização do conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Siga nossos grupos no TELEGRAM e WHATSAPP.

Leia Mais:

Mais lidas