A Polygon (MATIC) planeja lançar uma nova solução de escalabilidade de Layer-2, zkEVM, em uma sua mainnet no dia 27 de março de 2023. O zkEVM será um ZK-Rollup de conhecimento zero que realiza cálculos off-chain em uma camada secundária. Como resultado, será possível realizar transações mais rápidas e baratas, enquanto enfatiza a segurança.
Segundo a equipe responsável pelo aprimoramento do projeto, o zero-knowledge rollups é possível no Ethereum (ETH). Para exemplificar, ele já gerou mais de 12.000 zk-Proofs em uma versão primária da rede de testes. Pelo fato de serem praticamente idênticos ao Ethereum Virtual Machine (EVM), torna possível que desenvolvedores importem aplicativos da principal altcoin do mercado e os utilizem na zkEVM da Polygon sem precisar de grandes ajustes.
É importante destacar que a Layer 2 está realizando esses desenvolvimentos há algum tempo em sua rede de testes. Sendo assim, desenvolvedores já conseguem transferir seus contratos inteligentes para o ZK rollup sem precisar reescrevê-los em uma linguagem de programação diferente.
De acordo com dados oficiais, mais de 75.000 zk-Proofs foram gerados desde que a testnet ao vivo foi iniciada, e cerca de 5.000 contratos inteligentes foram colocados em operação. Além disso, o protocolo passou por processo de auditorias para garantir que tudo ocorra sem problemas. Afinal, esse é um passo muito importante, uma vez que essa será a primeira vez que um zero-knowledge rollup ganha compatibilidade direta com o Ethereum.