Nas últimas 24 horas, a Polygon (MATIC) passou por uma alta de 10%. Embora o mercado de criptomoedas esteja andando do lado dos touros, não foi apenas esse otimismo que fez a altcoin disparar.
A Polygon começou a realizar testes para ver o desempenho da tecnologia zero-knowledge rollups, zk-Rollups, antes de fazer a integração na rede principal.
Em suma, o zk-Rollup é um protocolo blockchain Layer 2 que processa transações, realiza cálculos e armazena dados off-chain enquanto mantém ativos em um contrato inteligente on-chain.
Esse conceito consegue provar dados sem a necessidade de revelar informações que não são pertinentes para uma transação, conseguindo ajudar a manter a privacidade e a segurança de quem está envolvido em uma transferência de criptomoedas.
Polygon e zk-Rollup
A tecnologia da principal Layer 2 se chama Polygon zkEVM e está em desenvolvimento há três anos. Segundo a equipe responsável pelo aprimoramento do projeto, o zero-knowledge rollups é possível no Ethereum (ETH) e já gerou mais de 12.000 zk-Proofs em uma versão primária da rede de testes.
De acordo com David Schwartz, líder do projeto, os acúmulos de zk-Rollup aumentaram a velocidade com que as Layer 2 podem atingir a finalidade, garantindo a validação segura de transações com a nova tecnologia.
Esse é um dos desenvolvimentos mais aguardados pela comunidade da Polygon. O fato de ele já estar na rede de testes é ainda mais atrativo porque a equipe da Layer 2 havia dito que acreditava que ele demoraria até dez anos para ser concluído.