A Layer 2 da Shiba Inu (SHIB), Shibarium, conseguiu alcançar alguns marcos regulares. Contudo, o avanço da solução de escalabilidade parece estar ocorrendo em um ritmo relativamente mais lento.
Um fator importante que precisa de atenção para garantir o sucesso a médio e longo prazo da Shibarium é o seu tempo de bloqueio, que, segundo o Shibariumscam, permanece fixado em 5,0 segundos. Apesar de esse tempo ser interessante no universo blockchain, algumas preocupações fundamentais surgem quando analisamos essa métrica específica.
A primeira delas é a carga geral de transações na rede, em comparação com outras blockchains concorrentes.
Os dados da rede revelam que a média diária de transações na Shibarium atualmente se encontra em torno de 11,47 mil, uma queda considerável em relação ao pico observado este mês, quando chegou a 33,05 mil transações diárias.
Desde o lançamento na rede principal em agosto, a Shibarium processou um total de 3.497.383 transações. Comparativamente, protocolos baseados em Ethereum (ETH), como Arbitrum (ARB) e Optimism (OP), registram médias mensais de 17,68 milhões e 8,03 milhões de transferências, respectivamente.
Esses números levantam uma tese preocupante: se a carga de transações na Shibarium continuar a crescer, há o risco de que o tempo de bloqueio aumente, potencialmente levando a congestionamentos na rede. Sendo assim, para garantir o sucesso da Layer 2, a equipe por trás da solução de escalabilidade precisa melhorar o tempo de bloqueio dela.