Embora seja uma empresa centralizada, a Visa está cada vez mais imersa no mercado de criptomoedas. Dessa vez, o passo dado foi em direção ao blockchain do Ethereum (ETH).
Sem dúvidas, essa é uma grande conquista tanto para o mercado tradicional como para o meio blockchain. Afinal, além de contar com a força da experiência do usuário da Visa, os detentores da principal altcoin do mercado poderão ver os pagamentos automatizados chegando na rede da cripto em breve.
A integração com a Visa faria com que detentores de ETH pudessem utilizar seus ativos no dia a dia para um simples pagamento de uma conta de luz, por exemplo. No entanto, a grande diferença é que esse processo seria mais conveniente através do conceito Account Abstraction, solução apresentada por Vitalik Buterin em 2015 e que ganhou forma com o EIP-86 em 2017.
O problema
Atualmente, existe um grande obstáculo nas carteiras de auto custódia do mercado cripto. Elas não facilitam pagamentos automatizados como os bancos, que, por sua vez, contam com o problema de serem centralizados e fazerem a custódia dos ativos de seus clientes.
Se você precisar programar o pagamento de seu aluguel para todo dia 5, por exemplo, consegue fazer isso de maneira rápida através de um aplicativo bancário, mas não conseguirá fazer o mesmo através de sua carteira Ethereum com uma conta de propriedade externa (EOA), ou simplesmente conta de usuário.
Além disso, a vantagem de ser o seu próprio banco é apenas você possuir a sua chave privada.
Com exceção das carteiras que são multi assinaturas, apenas você pode deixar os valores serem transferidos de sua conta. Ou seja, uma empresa não pode simplesmente debitar um valor de sua carteira de criptomoedas.
Apesar de isso ser um fator que traz segurança, é também algo que dificulta a chegada de serviços que possuem a opção de débito automático no mercado cripto.
É justamente para resolver esse contratempo dos pagamentos do dia a dia que a Account Abstraction foi sugerida.
Mas o que é a Account Abstraction?
De acordo com o documento apresentado pela Visa, uma carteira baseada em Account Abstraction iria funcionar como um contrato inteligente onde os seus usuários poderiam agendar transações sem a necessidade de assinar as mesmas.
Quando Buterin propôs a melhoria como algo a ser implementado no Ethereum ao longo dos anos, a proposta não foi aprovada. Isso porque ela foi considerada algo difícil de ser implementado.
Contudo, a essência do projeto foi revivido recentemente através da EIP-4337 em 2021. Agora o desafio seria implementar o Abstraction sem fazer alterações de protocolo da camada de consenso. Tudo seria realizado utilizando a infraestrutura da camada superior.
Como resultado, a conta de usuário seria mesclada com a conta de contratos inteligentes, permitindo que pagamentos sejam programados e que apenas em uma conta se possa realizar transações e criar contratos inteligentes.
Apesar de o Account Abstraction ainda se mostrar um algo distante, ele pode ser um grande catalisador para a adoção do ETH, que deve melhorar a experiência do usuário até o fim da transição do Ethereum 2.0.