Conforme observado nos últimos dias, a Lido DAO (LDO) passou por um crescimento de interesse grande dos investidores. Como resultado, a capitalização do token LDO teve uma alta semanal de 55%, até o momento da escrita do artigo.
Um dos fatores que fez com que a altcoin crescesse assim foi a forte presença da Lido DAO nas finanças descentralizadas (DeFi). Embora tenha passado por uma correção em seu valor total bloqueado (TVL), essa semana a plataforma DeFi conseguiu ultrapassar por algumas horas o líder de mercado MakerDAO.
Atualmente, mesmo que a controladora da stablecoin Dai ainda esteja na liderança, a sua vantagem em cima da plataforma de staking é pequena. Para exemplificar, a MakerDAO possui um TVL de US$6.25 bilhões, enquanto o valor total bloqueado total bloqueado da Lido DAO é de US$6.23 bilhões.
No entanto, o forte desempenho da Lido e o fraco da Maker não é visto somente agora. Com a chegada do The Merge a Lido viu o aumento de sua receita de taxas de forma proporcional aos ganhos do Ethereum PoS. Por outro lado, a Maker passou por um fraco desempenho de receita porque a demanda por empréstimos descentralizados diminuiu no mercado cripto em 2022.
Mas o que é a Lido DAO?
A Lido nasceu com o intuito de facilitar o staking das principais altcoins do mercado, como Ethereum (ETH), Solana (SOL) e Polygon (MATIC). Além de ter uma plataforma intuitiva, ela possibilita que os investidores possam deixar seus ativos em stake investindo uma baixa quantia de dinheiro.
Um grande exemplo disso é o staking do ETH. Para o investidor cripto conseguir ganhar rendimentos com a altcoin, ele precisa ter pelo menos 32 ETH trancados. De fato, um valor que não é muito acessível para grande parte dos investidores de criptomoedas. A Lido resolve isso oferecendo uma plataforma sem depósitos mínimos ou manutenção de infraestrutura.
Outro ponto de destaque da Lido é que o staking do Ethereum é líquido. Sendo assim, ela oferece o token stETH, que corresponde a quantia de ETH que você tem em staking, para que esse valor possa ser utilizado nas modalidades do DeFi, para que seu rendimento seja além do staking.
O seu token, LDO, dá poder de voto para seus detentores. O número de participantes da DAO está crescendo, com colaboradores trabalhando juntos para construir o futuro da Lido. Para que esse passo seja cada vez maior, a rede utiliza o token LDO, pois ele é responsável por conceder direitos de governança na DAO.
Algo pode ameaçar o crescimento da Lido
Contudo, é importante que o investidor cripto saiba que o LDO não vai subir para sempre. Em primeiro lugar, é válido levar em consideração que outras plataformas de staking do Ethereum estão surgindo e isso pode tirar muito mercado da Lido DAO.
Esse movimento já está começando a acontecer com a participação da plataforma no staking diminuindo no início de 2023, chegando a uma fração de 29%, algo que ela não via desde abril de 2022, segundo os dados do Dune Analytics.
Um dos fatores que pode ter motivado esse movimento é a visão do mercado sobre a centralização do staking da principal plataforma de contratos inteligentes. Visando deixar essa modalidade mais descentralizada, outras alternativas são buscadas pelos investidores.
Além de outras plataformas de staking, a Lido DAO pode perder esse mercado para as exchanges de criptomoedas. Afinal, a praticidade de deixar seu ETH trancado em uma plataforma que você já compra a altcoin é muito grande,