No último sábado, o token LDO da plataforma de staking líquido Lido caiu 10%. Essa queda veio logo após rumores de que a SEC nos Estados Unidos teria emitido um Wells Notice contra o serviço de staking do Ethereum (ETH).
De maneira simples, o Wells Notice é uma notificação feita pela SEC para informar a uma pessoa ou empresa que está sob investigação e que a agência governamental está considerando apresentar acusações formais contra ela.
Embora um porta-voz da Lido tenha se recusado a comentar esse assunto, os rumores geraram pânico no Twitter e se espalharam rapidamente pelo ETHDenver, um dos maiores encontros da indústria cripto do ano.
David Hoffman, do podcast de criptomoedas Bankless, foi um dos primeiros a falar sobre a possível notificação da SEC. Segundo ele, a Lido e outros projetos da indústria blockchain que oferecem um serviço parecido haviam recebido Wells Notices. No entanto, é válido destacar que mais tarde ele retirou a afirmação.
Apesar da retração de Hoffman, o mercado parece ter respondido às suas observações, o que levou à queda do LDO. Além disso, Andrew Thurman, da empresa de análise cripto Nansen, twittou que Wintermute, um dos maiores criadores de mercado cripto, vendeu cerca de 10%, ou US$2 milhões, de suas participações no token.
Atualmente, a Lido responde por 31% de todo o Ethereum em staking, de acordo com a Dune Analytics. Como resultado, ele fica no topo da lista de maiores fornecedores de stake da principal altcoin do mercado.
Ainda não há uma resposta sobre os rumores, mas se forem verdadeiros, isso pode ser um grande problema para a plataforma de staking líquido. Para exemplificar, em fevereiro de 2023, a exchange de criptomoedas Kraken precisou fechar seu próprio serviço nessa área por pressão da SEC.