A FTX US e seu fundador Sam Bankman-Fried estão sob investigação do regulador de valores mobiliários do Texas. Esse passo dado pelo regulador marca mais um no caminho de investigações relacionadas à indústria blockchain.
“A Divisão de Execução está agora investigando a FTX Trading, a FTX US e seus diretores, incluindo Sam Bankman-Fried”, informa o detalhamento do caso, apresentado na última sexta-feira (14).
De acordo com o diretor executivo do Texas State Securities Board, Joe Rotunda, estão em investigação as contas que a FTX oferece que pagam aos investidores rendimento em troca do depósito de suas criptomoedas na empresa.
Nesse sentido, é válido ressaltar que reguladores americanos perseguiram empresas, como a Voyager Digital, por oferecer contas semelhantes.
Segundo a análise dos agentes, essa modalidade representa títulos não registrados. Além disso, os mesmos não divulgam seus riscos aos investidores.
Contudo, é importante destacar que o arquivamento do Texas irá fazer uma investigação mais aprofundada para determinar se a exchange cripto está violando a lei.
Já na história da FTX com a Voyager, o mercado cripto viu a exchange cripto ganhar a oferta para a compra dos ativos da empresa que declarou falência em julho deste ano. FTX venceu a batalha com a Binance por US$1,4 bilhão.
Contudo, Rotunda disse que a empresa não deveria ter permissão para comprar os ativos até que os reguladores de valores mobiliários possam determinar que ela está cumprindo a lei.