Os investidores de criptomoedas receberam muito bem o token Worldcoin (WLD) de Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT. No entanto, essa mesma alegria não foi vista pelos reguladores do Reino Unido, que anunciaram que realizarão uma investigação minuciosa do projeto.
O intuito dessa análise é identificar e compreender possíveis riscos relacionados à privacidade e à segurança associados ao Worldcoin, lançado no início desta semana. O anúncio foi feito pelo Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido, onde um porta-voz local comunicou à Reuters que eles estão acompanhando de perto o lançamento do token e que farão perguntas adicionais sobre o projeto.
Além disso, ele ressaltou que as organizações envolvidas em trabalhos semelhantes precisam ter uma base legal clara para o processamento de dados pessoais. No caso do consentimento, é necessário que o mesmo seja dado livremente e possa ser revogado a qualquer momento, sem causar danos aos usuários.
Apesar da empolgação em torno do token, que foi listado em grandes exchanges de criptomoedas, como a Binance e a gigante brasileira Mercado Bitcoin, alguns especialistas manifestaram preocupações com a altcoin.
Um exemplo disso foi a fala de Vitalik Buterin, criador do Ethereum (ETH). O programador declarou que os sistemas de prova de personalidade levantam preocupações em relação à privacidade e segurança. Embora reconheça a necessidade desses projetos, ele ressaltou que o desenvolvimento contínuo dos mesmos pode levar anos.