O Reino Unido lançou o seu “Digital Securities Sandbox” (DSS). A partir de 8 de janeiro de 2024, as novas diretrizes, integradas à Lei de Serviços Financeiros e Mercados de 2023, trarão uma nova era na exploração de ativos digitais.
O DSS funcionará como um ambiente controlado, um “playground” regulatório onde empresas e autoridades poderão testar e desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias como blockchain e tokenização de ativos. Essa abordagem permitirá a experimentação segura de novas fronteiras financeiras, com foco em áreas como ativos tokenizados e aplicações da tecnologia de registro distribuído (DLT).
Para garantir a efetividade e o alinhamento com os objetivos financeiros nacionais, a supervisão do DSS ficará a cargo de um time-dream composto pelo Banco da Inglaterra e pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA).
O lançamento do arcabouço regulatório marca a concretização da promessa feita pelo Chanceler do Tesouro, Jeremy Hunt, em novembro passado. Hunt ressaltou o compromisso do governo com o crescimento do setor de ativos digitais, inserindo o DSS dentro da iniciativa “Edinburgh Reform”, anunciada em 2023, que mira o desenvolvimento de um “Financial Market Infrastructure Sandbox”.