O Reino Unido está de olho no crescimento do mercado de criptomoedas e uma proposta de emenda ao Projeto de Lei de Serviços e Mercados Financeiros local pode colocar o Bitcoin (BTC) e as altcoins sob seu escopo.
A nova cláusula foi introduzida na última sexta -feira (21) pelo membro do Parlamento Andrew Griffith. Ela veio com o intuito de trazer clareza para o setor cripto.
Sendo assim, propõe que os poderes relacionados à promoção financeira e atividades regulamentadas podem ser invocados para regular criptoativos e atividades relacionadas aos mesmos.
Além disso, a proposta de lei visa permitir que as empresas testem novas tecnologias e práticas no mundo das criptomoedas.
Essa atenção do Reino Unido nas criptomoedas não é nova. Em julho deste ano (2022), por exemplo, o Tesouro local informou que estava buscando regulamentar algumas stablecoins. O olhar mais crítico para o setor veio logo após a queda da stablecoin algorítmica da Terra.
Não podemos deixar de destacar que a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) finalizou regras mais fortes para garantir que as empresas que trabalham com investimentos considerados de alto risco incluam melhores avisos sobre a modalidade.
Isso seria uma forma de ajudar os investidores a entenderem melhor onde estão colocando seu dinheiro.
Contudo, na época, a agência afirmou que essa regulamentação não se aplicava ao mercado cripto. Para que essa força chegasse ao bitcoin e aos demais ativos blockchain, o parlamento deveria fazer a confirmação e colocar as criptomoedas sob o mandato da FCA.
“A criptomoeda continua sendo de alto risco, então as pessoas precisam estar preparadas para perder todo o seu dinheiro se optarem por investir em criptoativos”, disse a FCA.
Reino Unido e criptomoedas
Conforme noticiado pelo Bolha Crypto, o Reino Unido é o principal mercado de criptomoedas na Europa. O país europeu recebeu um total de US$233 bilhões em valor bruto de transação de criptoativos entre julho de 2021 e junho de 2022.
De acordo com os dados da Chainalysis, a nação insular, além de ter o maior volume de transação de criptomoedas da Europa, conseguiu sair do 21º lugar em 2021 para o 17º lugar hoje no índice geral de classificação.
Ademais, o Reino Unido é o sexto maior país com volume de transações de criptomoedas globalmente.
As atividades blockchain que mais estão chamando a atenção no país são as finanças descentralizadas (DeFi) e os tokens não fungíveis (NFTs).
Para mais, a VoucherCodes informou que 34% dos cidadãos do Reino Unido possuem algum tipo de ativo digital. As criptomoedas mais populares entre os compradores britânicos são Bitcoin (20%), Ethereum (8%), Dogecoin (6%), Litecoin (5%) e Chainlink (3%).