Rumores de que a Ripple estaria queimando XRP estão rondando o mercado de criptomoedas. Mas seria essa afirmação um fato ou um fake?
Tudo está caminhando para a resposta ser a segunda opção.
Os murmurinhos surgiram de conversas recentes no meio sobre a suposta queima de XRP, mas não existem indicações concretas de que a Ripple esteja de fato planejando queimar tokens a partir de suas carteiras de garantia.
Os rumores que incendiaram a especulação ganharam força devido a uma notícia falsa publicada no Investing.com. A alegação infundada sugeria que a empresa sediada em São Francisco estava considerando a queima de seus 41,9 bilhões de XRP em custódia, em resposta ao desempenho em queda do token no mercado. Apesar da ausência de fontes confiáveis, o artigo atraiu atenção significativa da comunidade.
Mas o que a Ripple disse sobre esse assunto?
Matt Hamilton, ex-executivo da Ripple, sugeriu que a queima de XRP seria tecnicamente possível ao tornar os tokens inacessíveis, desabilitando a chave mestra na conta de destino. No entanto, ele ressaltou que esse processo levaria anos para ser implementado.
O CTO da Ripple, David Schwartz, também esclareceu a questão em 2020, enfatizando que os proprietários de XRP podem optar por bloquear ou destruir seus próprios tokens, mas os validadores não podem simplesmente apagar os tokens mantidos no depósito da Ripple. Isso porque qualquer tentativa dos validadores de queimar as participações em garantia da empresa poderia ter um impacto prejudicial na rede XRP como um todo.
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, manteve uma postura aberta em relação à possível queima de tokens, afirmando que não descarta nada.