Três das maiores exchanges de criptomoedas do Canadá, WonderFi, Coinsquare e CoinSmart, anunciaram planos de fusão. Essa união criaria uma das maiores plataformas de negociação cripto do mundo, com um total de 1.65 milhão de usuários e mais de US$600 milhões em ativos sob custódia.
De acordo com o anúncio oficial, a junção das empresas permitiria uma maior diversidade nas ofertas de produtos e seria comercializada para uma variedade maior de clientes, fornecendo a eles “uma solução completa”.
Martin Piszel, CEO da Coinsquare, acredita que a combinação criará uma plataforma de negociação segura, escalável e regulamentada, que poderá competir com as exchanges de criptomoedas globais não regulamentadas que ainda operam no Canadá.
Logo após o anúncio da fusão, as ações da WonderFi, que conta com Kevin O’Leary em sua equipe de investidores estratégicos, registraram uma valorização de quase 20%. Atualmente, a empresa está sendo negociada a 0,14 dólares canadenses.
O que esperar da fusão?
A fusão representa a convergência de planos individuais que vinham sendo desenvolvidos pelas três empresas nos últimos meses. Para exemplificar, em janeiro deste ano, surgiu a informação de que a WonderFi e a Coinsquare estavam em negociações avançadas para uma união, o que aconteceu pouco tempo depois da Coinsquare cancelar um acordo prévio para adquirir a CoinSmart.
Como uma empresa combinada, as exchanges acreditam que “têm escala para ser a líder de mercado no Canadá, um balanço forte que permitirá a expansão e um caminho claro para a lucratividade”, disse o presidente da WonderFi, Dean Skurka.
A exchange Coinsquare, com sede em Toronto, tornou-se a primeira plataforma canadense de ativos digitais a se registrar como uma corretora de investimentos e adquirir associação com o órgão regulador canadense em outubro de 2022.
Sem dúvida, a fusão das três empresas é um grande passo em direção a uma maior regulamentação e legitimação das exchanges de criptomoedas no Canadá. Além disso, a criação da plataforma de negociação combinada pode colocar o país na América do Norte na vanguarda do mercado global de bitcoin (BTC) e altcoins.