O bitcoin (BTC) tem andado de lado nas últimas 24 horas, lutando para se manter acima da marca de US$26.000 como resultado de uma queda de 11.52% nos últimos sete dias. Um dos fatores que tem chamado a atenção na análise de preço desse cenário do BTC é o seu índice de força relativa (RSI). Isso porque ele caiu para níveis não vistos desde o crash induzido pela pandemia em março de 2020.
O RSI é um indicador técnico utilizado para medir a velocidade e a mudança dos movimentos de preços. Sua escala varia de 0 a 100, sendo que leituras acima de 70 geralmente indicam uma condição de sobrecompra, enquanto leituras abaixo de 30 sugerem uma condição de sobrevenda. No momento da escrita do artigo, o RSI do bitcoin está abaixo da marca de 20.
#Bitcoin Daily RSI is now the most oversold since the Covid Crash in March 2020. pic.twitter.com/OULTwMFl2A
— Bitcoin Archive (@BTC_Archive) August 21, 2023
Historicamente, condições extremas de sobrevenda muitas vezes antecederam recuperações significativas nos preços.
No entanto, o analista Michael van de Poppe parece mais otimista com as altcoins neste momento. Conforme observado pelo trader, o domínio do BTC está em constante declínio, o que levanta a possibilidade de uma recuperação dos ativos alternativos.
Van de Poppe destacou que o domínio do bitcoin testou duas médias móveis importantes: a média móvel de 200 semanas (MA) e a média móvel exponencial (EMA). Após esses testes, a porcentagem de domínio experimentou uma trajetória descendente, sugerindo uma possível mudança na dinâmica do mercado. De acordo com o analista, esse movimento pode persistir nos próximos meses. Sendo assim, as altcoins podem superar o BTC em termos de valorização do preço.