Logo após a notícia de que a inflação do PCE nos Estados Unidos ficou abaixo do previsto em 0,3%, o bitcoin (BTC) voltou a subir e está sendo negociado acima de US$28.500 no momento da escrita do artigo. Contudo, o CTO da Cryptocurrency.Market, Leon Fu, acredita que há outra razão para que o preço da criptomoeda primária continue subindo.
Leon Fu se referiu ao criador anônimo do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, para explicar sua tese. Satoshi desenvolveu especificamente o dinheiro digital descentralizado como resposta ao resgate dos bancos pelo governo dos EUA em 2008. Atualmente, o Fed está resgatando os bancos, e o empresário aponta esse movimento como catalisador de alta para o BTC.
Em 2011, Satoshi deixou uma mensagem em um fórum Bitcoin. Nela, ele compartilhou sua opinião sobre o sistema bancário e as moedas fiduciárias. Conforme observado pelo criador anônimo da invenção do século XXI, os bancos exigem muita confiança de que sua moeda não será desvalorizada pelos bancos centrais.
Além disso, o criador do Bitcoin apontou que as pessoas confiam nos bancos para manter seu dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas muitas vezes essas instituições financeiras emprestam quantias maiores do que têm em reserva, o que pode resultar em crises.
Outro fator destacado por Satoshi é que os bancos impõem taxas elevadas, o que torna os micropagamentos praticamente inviáveis. Em comparação, o tempo que eles levam para processar transações é significativamente maior do que o tempo necessário para realizar transferências em Bitcoin e outras criptomoedas.
Com esses fundamentos que permanecem intactos, o Bitcoin conseguiu ter uma alta de 23% nos últimos 30 dias, superando a valorização da Nasdaq e do ouro.