A SEC dos Estados Unidos estabeleceu um prazo limite para a aprovação dos ETFs spot de Bitcoin: o dia 29 de dezembro de 2023.
Esse sinal verde da comissão chegou após uma série de encontros entre autoridades e representantes de pelo menos sete grandes players do mercado, como a BlackRock, Grayscale Investments, ARK Investments e 21 Shares.
Segundo fontes internas e documentos sigilosos, a SEC teria inclusive exigido que ao menos duas das empresas finalizassem seus processos até o final da próxima semana.
Embora a expectativa seja de que a SEC tome uma decisão sobre a oferta conjunta da ARK e 21 Shares até o dia 10 de janeiro, rumores correm pelos corredores de Wall Street de que a agência surpreenderá o mercado com a aprovação simultânea de vários pedidos até o deadline de dezembro.
Executivos das empresas envolvidas, sob anonimato devido à confidencialidade das negociações, confirmaram o ultimato da SEC e reforçaram que quem não o cumprir ficará de fora da primeira leva de ETFs spot de Bitcoin aprovados em janeiro.
A chegada desses produtos seria um divisor de águas. Para os iniciantes e investidores institucionais, essa é uma forma segura e fácil de investir em BTC, sem precisar se preocupar com o bicho-papão das carteiras virtuais.