A SEC dos Estados Unidos abriu um processo criminal contra a SafeMoon, seu fundador Kyle Nagy, a SafeMoon US, e os executivos da empresa, John Karony e Thomas Smith.
As acusações apontam para a operação de um esquema fraudulento em larga escala através da venda não registrada das altcoins.
Falsas promessas
Apesar das promessas de elevar o preço do token “seguramente até a lua“, os acusados supostamente aniquilaram bilhões de dólares em valor de mercado, desviaram mais de US$200 milhões em ativos criptos do projeto e usaram fundos de investidores para benefício pessoal.
David Hirsch, chefe da Divisão de Fiscalização de Ativos Cripto e Unidade Cibernética (CACU) da SEC, alertou que vendas não registradas carecem de divulgações e responsabilidades necessárias, tornando-as atraentes para fraudadores como Nagy, que exploram essas vulnerabilidades em prol de seu enriquecimento.
A reclamação da agência reguladora alega que Nagy assegurou aos investidores que os fundos estavam seguramente trancados na pool de liquidez da SafeMoon e não podiam ser retirados.
No entanto, grande parte da pool de liquidez supostamente nunca foi trancada, e os acusados alegadamente desviaram milhões de dólares para luxos, como carros McLaren, viagens extravagantes e casas caras.
Manipulação de mercado
Jorge G. Tenreiro, Vice-Presidente da CACU, instou os investidores a serem extremamente cuidadosos com criptomoedas, dada sua popularidade entre golpistas que prometem lucros astronômicos.
A reclamação também alega que o preço da SafeMoon aumentou em mais de 55.000% de 12 de março a 20 de abril de 2021, alcançando um valor de mercado superior a US$5.7 bilhões. Contudo, em 20 de abril de 2021, seu preço caiu quase 50% quando foi revelado que a pool de liquidez da criptomoeda não estava trancada.
Após essa queda, Karony e Smith teriam usado os ativos desviados para fazer grandes compras a fim de elevar o preço da SafeMoon e manipular o mercado. Karony também é acusado de usar uma conta em uma plataforma de negociação para comprar e vender o token, criando a aparência de atividade de mercado.