A SEC dos Estados Unidos aplicou uma multa de US$24 milhões à exchange de criptomoedas Bittrex por oferecer serviços aos clientes sem o devido registro no regulador federal de valores mobiliários.
Além disso, a agência reguladora decidiu entrar com uma ação contra William Shihara, cofundador da Bittrex, e a afiliada mundial da empresa, a Bittrex Global GmbH. Ambos foram mencionados no comunicado oficial divulgado na última quinta-feira (10).
Até o momento da escrita do artigo, nem a Bittrex nem Shihara se pronunciaram para admitir ou negar as alegações feitas pelo regulador.
No entanto, essa não é a primeira vez que a Bittrex enfrenta problemas com a comissão. Para exemplificar, em abril deste ano, a SEC alegou que a exchange cripto operava como uma bolsa de valores não registrada, uma agência de compensação e uma corretora durante o período entre 2017 e 2022, lucrando US$1,3 bilhão em receita total.
Segundo a SEC, Shihara e Bittrex trabalharam em conjunto com traders para evitar quaisquer declarações que pudessem atrair a atenção do regulador. Como resultado do ambiente hostil, a plataforma cripto se retirou dos EUA.
Segundo o CEO da Bittrex, Richie Lai, os órgãos reguladores aplicam regras pouco claras e sem a devida consulta ou participação dos interessados. Essa prática acaba gerando um ambiente pouco competitivo e inviável para a continuidade das operações da empresa no território norte-americano.