Com o intuito de reduzir o risco dos investidores de criptomoedas, a Autoridade Monetária de Singapura (MAS) publicou dois documentos de consulta nesta quarta-feira (26).
Os documentos possuem medidas regulatórias focadas na proteção do investimento cripto.
Com essa meta em mente, o MAS está proibindo investidores de varejo de comprarem criptomoedas utilizando cartões de crédito e empréstimos de fundos.
Além das medidas mencionadas, Singapura pretende regular a emissão das stablecoins no país asiático.
Singapura e criptomoedas
De acordo com o MAS, as criptomoedas são importantes no ecossistema digital. Sendo assim, a instituição não pretende banir o bitcoin e as altcoins.
Contudo, o MAS exige que as empresas provedoras de negociações cripto garantam uma conduta comercial.
Para mais, a autoridade deseja que haja uma divulgação adequada dos riscos relacionados aos investimentos em criptomoedas. Afinal, esse setor é de grande volatilidade.
Além de proibir que os investidores possam comprar suas criptomoedas através de cartão, a MAS deixa claro que o uso de alavancagem nas exchanges locais não será permitida.
Com um olho nas stablecoins, a instituição pretende regular as mesmas como um meio de troca no âmbito digital. Essa medida tem o objetivo de expandir a estrutura regulatória para ativos estáveis para garantir um alto grau de estabilidade de valor.
Os emissores de stablecoins também serão obrigados a publicar um whitepaper com todos os detalhes, como direitos de resgate.
Segundo a MAS, os bancos locais podem emitir stablecoins sem garantia adicional e requisitos prudenciais.
A proposta ainda está aberta para comentários com data de finalização em 21 de dezembro de 2022.