Logo após uma alta de 20% em apenas sete dias, a Solana (SOL) continua na disputa com a Cardano (ADA) pela sétima colocação no top 10 do mercado de criptomoedas. Mas enquanto essa batalha não é vencida, a concorrente do Ethereum (ETH) passa por um lançamento importante.
A equipe por trás da Solana anunciou a chegada de uma nova ferramenta de desenvolvimento chamada Solang. Essa novidade tem o intuito de preencher a lacuna existente entre a rede da SOL e a do ETH. Sendo assim, permitirá que desenvolvedores da Ethereum Virtual Machine (EVM) utilizem o Solidity para criar contratos inteligentes na blockchain Solana.
Até então, o desenvolvimento de contratos inteligentes na rede da altcoin era majoritariamente realizado utilizando linguagens como Rust ou C. Nesse sentido, esse novo passo deve atrair mais desenvolvedores familiarizados com a linguagem utilizada pela principal plataforma de contratos inteligentes.
Entre os recursos do Solang, destaca-se a possibilidade de chamar diretamente outros contratos inteligentes da Solana a partir do código Solidity. Essa funcionalidade promove uma integração e interoperabilidade perfeitas no ecossistema da altcoin, permitindo que os desenvolvedores aproveitem os contratos já existentes e criem aplicativos descentralizados (dApps) complexos com facilidade.
Além disso, o Solang fornece suporte para os Solana SPL (Solana Program Library). Com isso, os desenvolvedores podem criar e interagir com tokens SPL, que são nativos da blockchain Solana, através de seus contratos inteligentes baseados em Solidity.
Outro ponto importante é a integração perfeita entre o Solang e o Anchor, uma estrutura desenvolvida para a construção de contratos inteligentes na rival do Ethereum. O Anchor simplifica o processo de desenvolvimento, fornecendo abstrações e ferramentas de alto nível, o que aumenta a flexibilidade e as opções dos desenvolvedores na criação de novos aplicativos e serviços descentralizados.
Uma introdução interessante feita pela Solana Labs na blockchain de terceira geração em 2022 e que também merece ser evidenciada é o Seahorse. Em suma, o lançamento passado permite que os desenvolvedores escrevam contratos inteligentes em Python.