Durante o início de 2023, a Solana (SOL) voltou a ser destaque no mercado de criptomoedas, dessa vez de forma positiva. A altcoin conseguiu crescer em capitalização de mercado e, nas últimas 24 horas, teve um aumento de 9%.
Infelizmente, uma notícia negativa pegou alguns investidores da concorrente do Ethereum (ETH) de surpresa. O protocolo DeFi da rede Solana, Everlend Finance, anunciou que paralisou seus serviços devido à falta de liquidez.
Sem dúvida, isso foi um golpe duro para a criptomoeda que está renascendo este ano. O seu valor total bloqueado (TVL) ainda não conseguiu se recuperar e, pior ainda, houve uma queda de 6% nos últimos sete dias.
A Everlend compartilhou com sua audiência que a equipe do protocolo DeFi fez de tudo que estava ao seu alcance para evitar essa situação, inclusive, novas ideia foram exploradas no mês passado.
A derrocada do Everlend
A falha do protocolo de empréstimos revelou uma tendência já existente na indústria de criptomoedas: a crise dos projetos relacionados a empréstimos. A demanda por essa modalidade tem diminuído, e a alta alavancagem do mercado de criptomoedas nos últimos anos agravou a falta de interesse por esses ativos. Como resultado, as exchanges descentralizadas (DEXes) têm experimentado um aumento significativo de usuários em relação aos protocolos de empréstimos.
No entanto, esse cenário não impedirá pessoas interessadas no Everlend de trabalhar no projeto. A equipe informou que o código do produto DeFi continuará aberto para possíveis alterações.
Em suma, a Everlend era uma plataforma financeira descentralizada que oferecia aos usuários os maiores rendimentos em depósitos e as menores taxas de juros em empréstimos dentro dos protocolos Solana. Ela utilizava mecanismos automáticos de reequilíbrio e refinanciamento para garantir que os seus utilizadores sempre recebessem o melhor rendimento disponível no mercado e pagassem as menores taxas de juros possíveis.