A Solana (SOL) tem sido um dos grandes destaques do mercado de criptomoedas, e não é para menos. Afinal, ela teve uma explosão de preços nas últimas três semanas, ultrapassando a Cardano (ADA) e o USDC em capitalização de mercado. Como resultado, no momento da escrita do artigo, a altcoin é negociada na sétima colocação entre as principais criptomoedas.
No entanto, o otimismo em torno da Solana não está apenas em seu preço. Isso porque a rede da SOL ultrapassou a do Ethereum (ETH) em número de usuários ativos diários.
De acordo com dados da Artemix, a Solana hospedou 356.300 usuários únicos no último sábado (11), superando o ETH, que registrou cerca de 330.000, representando um aumento de 10%. Essa conquista foi impulsionada por uma elevação na atividade da altcoin mais nova, que, em 7 de novembro, hospedava apenas 208.000 endereços ativos.
Além disso, esse feito marca o último sinal da recuperação da Solana após o bear market do ano passado e as repercussões do colapso de seu principal investidor, a FTX.
O preço da SOL despencou mais de 96% desde o recorde histórico de US$250 em novembro de 2021, atingindo menos de US$10 em janeiro, de acordo com os dados do CoinGecko. Para mais, o número de endereços ativos na rede diminuiu 85%, de 1,28 milhão em maio de 2022 para cerca de 200.000 em setembro, apontou The Block.
No entanto, a Solana se recusou a permanecer em declínio, superando os mercados em meio à recente alta das criptomoedas. Um grande exemplo disso é o valor total bloqueado (TVL) nos protocolos DeFi baseados em Solana, que aumentou 62% no último mês, enquanto o volume de vendas de NFT cresceu 35% nos últimos 30 dias.
Esse movimento positivo acompanhou o avanço em direção à atualização Firedancer da Solana na forma de uma testnet. O intuito desse upgrade é melhorar o desempenho da altcoin, aumentar sua velocidade das transações e tornar a blockchain da SOL mais estável.