A Lightning Labs anunciou o lançamento do Taproot Assets. Essa atualização promete abrir novos horizontes para o ecossistema do Bitcoin (BTC), permitindo que desenvolvedores emitam, gerenciem e explorem uma variedade de ativos, como stablecoins, na blockchain da criptomoeda primária.
Com o lançamento da versão 0.3 do Taproot Assets, os construtores de soluções para o BTC agora têm à disposição as ferramentas essenciais para transformar a rede em um ecossistema multiativo, sem abrir mão dos princípios fundamentais do sistema Bitcoin. Além disso, o protocolo está projetado para operar de forma harmoniosa com a liquidez já existente na Lightning Network (LN).
Com o Taproot Assets, a expectativa é que a rede Bitcoin testemunhe uma onda de novas moedas globais emitidas, cada uma com a capacidade de executar transações cambiais instantâneas através da LN.
Dentro da versão 0.3 do Taproot Assets, a adição de APIs para queima de ativos simplifica o processo de resgate de ativos para os emissores, pois possibilitará que eles liberem, com total segurança, ativos do mundo real na blockchain, criando uma ponte entre o mundo digital e o físico.
Uma das características importantes desta atualização é a capacidade de os usuários realizarem transações de ativos Taproot on-chain sem a necessidade de ambas as partes estarem online simultaneamente. Isso aumenta consideravelmente a flexibilidade e a conveniência das transferências de ativos, tornando a Lightning Network ainda mais amigável para os usuários.