Indo na contramão do mercado em alta das criptomoedas, está o token da exchange descentralizada (DEX) SushiSwap, o SUSHI. Um dos fatores que pode estar contribuindo para este momento é que a DEX, junto com seu CEO Jared Gray, recebeu uma intimação da SEC dos Estados Unidos.
A equipe da SushiSwap está discutindo com o órgão fiscalizador financeiro e se absteve de comentar publicamente sobre a investigação em andamento. Gray, por outro lado, trouxe à tona uma nova proposta de governança na exchange descentralizada, que veio com o intuito de estabelecer um “Fundo de Defesa Judicial” para cobrir os custos legais dos principais contribuintes do projeto.
Detalhes da proposta do CEO da SushiSwap
A proposta levantada pelo empresário sugere que a arrecadação fornecerá cobertura para vários honorários advocatícios e encargos cobrados contra contribuintes que estão ativos desde a ratificação do Sushi 2.0. Isso inclui demissões e desligamentos abruptos de colaboradores, onde o fundo continuará com os pagamentos até que o processo judicial seja concluído.
O fundo de US$3 milhões será armazenado em uma carteira multisig recém-criada e será uma fusão de fundos de vários eventos, como 50% das taxas de Kanpai, 35% de doações e 15% das vendas do mercado TWAP da SushiSwap. Segundo Gray, a proposta foi feita para diminuir o ônus financeiro, ao mesmo tempo em que protege a solvência do Sushi DAO e atende à necessidade urgente de arcar com os custos de representação legal.
Além disso, Gray declarou que foi estabelecido que, em caso de exaustão do fundo de defesa legal durante o processo, o protocolo fornecerá até US$1 milhão em USDT para cobrir despesas adicionais. Essa medida de precaução vem com o intuito de garantir que o protocolo possa continuar a oferecer suporte aos seus principais contribuintes e proteger sua solvência financeira, caso os recursos iniciais para a defesa legal se esgotem.
Levando em consideração o alto valor pedido, integrantes da DAO pediram a Gray que publicasse as reivindicações específicas da agência contra o Sushi para “expor a ilegalidade da SEC”. Contudo, ele se recusou a comentar mais sobre as investigações em andamento.
É possível que a Sushi DAO esteja sob investigação por parte da agência federal devido a possíveis violações da lei de valores mobiliários. Especificamente, há indícios de que a venda de tokens por parte da organização pode ser considerada uma oferta de valores mobiliários pela SEC, sem o devido registro exigido por lei.







