Taiwan está tomando medidas para fortalecer sua regulamentação no mercado cripto. A Associação de Criptomoedas local comunicou oficialmente com as autoridades do país, incluindo o Virtual Assets Bureau de El Salvador, o Banco Central e o Gabinete Presidencial, com o objetivo de impulsionar as capacidades regulamentares.
Uma das principais propostas que ganhou destaque durante uma audiência pública realizada pelo legislador taiwanês Kuo Kuo-wen, com foco na “Supervisão de Ativos Virtuais”, foi a criação de um “Gabinete de Tecnologia Financeira” dedicado.
Este órgão teria a responsabilidade de supervisionar o trading de criptomoedas no país e aumentar a proteção dos consumidores. Além disso, a introdução da negociação alavancada de derivados também foi discutida, demonstrando a crescente relevância da indústria de criptomoedas em Taiwan.
Durante a audiência, várias vozes importantes da indústria expressaram suas opiniões. Chen Minghui, COO da Maicoin, pediu leis especiais e uma abordagem regulatória hierárquica, destacando os potenciais desafios operacionais que o setor enfrenta. Já He Xuanrong, da Binance, enfatizou a importância do treinamento transparente dos funcionários e da promoção da colaboração entre diferentes áreas.
Taiwan já havia planejado a divulgação de diretrizes para provedores de serviços de ativos virtuais (VASP) até o final do mês. A Comissão de Supervisão Financeira de Taiwan (FSC) foi estabelecida com o intuito de supervisionar as moedas digitais, implementar princípios regulatórios para combater a lavagem de dinheiro e garantir a conformidade das exchanges e empresas de criptomoedas.