Com o apoio de artistas famosos, a empresa americana Blackdot revelou uma máquina que tatua desenhos armazenados em blockchain que os clientes também possuem como tokens não fungíveis (NFTs) – permitindo que os artistas ganhem royalties futuros.
“Bem-vindo à Revolução da Tatuagem”, diz o site da Blakdot, afirmando que a empresa oferece uma “experiência imersiva onde arte e ciência se cruzam”.
A nova e poderosa tecnologia da Blackdot permite o que antes era proibido na tatuagem, acrescentou.
De acordo com o comunicado à imprensa, a empresa desenvolveu a “primeira plataforma de tatuagem totalmente automatizada e escalável do mundo”.
Ele explicou que os desenhos de tatuagem são armazenados em uma nuvem segura que pode ser acessada em qualquer Blackdot Studio, e a empresa utiliza a tecnologia blockchain para rastrear a execução da tatuagem.
Cada vez que o desenho de um artista é usado, ele ganha uma royalty com isso.
Além disso, o estúdio anunciou a Blockdot Gallery, descrita como um centro transacional para arte digital de tatuagem executada fisicamente.
A empresa irá, portanto, oferecer Tatuagens Negociáveis – tatuagens de edição limitada que podem ser aplicadas, negociadas ou presenteadas entre clientes como colecionáveis digitais únicos e cunhados.
Os artistas que colaboram com a Blackdot podem controlar o fornecimento de seu trabalho, permitindo que coleções de edição limitada – bem como designs únicos – sejam oferecidas.
No lançamento, a Blackdot está oferecendo tatuagens personalizadas de seu primeiro Blackdot Certified Artist (BCA) – o renomado artista digital Tyler Hobbs.
Também estão disponíveis coleções de edição limitada do popular tatuador turco Omer Tunca e arte de lançamento limitado de John Craig, o artista visual por trás da famosa capa do álbum de estúdio Mellon Collie and the Infinite Sadness do The Smashing Pumpkins.
A máquina
O novo dispositivo usa um pequeno número de pontos de teste ocultos para primeiro “aprender” as características individuais da pele do cliente.
Esses pontos são então comparados com o banco de dados de pele da Blackdot para determinar as melhores configurações (número de punções e profundidade de punção) para aquele local específico da tatuagem.
A Blackdot disse que patenteou o sistema de mapeamento e movimento.
Matthew Stephens, fundador da galeria de arte online e comunidade DeviantArt, comentou que;
“A tatuagem tradicional sempre será mainstream, mas há um grande apetite por essa abordagem inovadora para complementar o sistema clássico e beneficiar tatuadores e outros artistas em todos os lugares”.
A Blackdot está aberta em Austin, e planeja se expandir para Los Angeles, Nova York, Las Vegas, Miami e outras grandes cidades dos EUA, até mesmo no exterior.
De acordo com o Chrunchbase, a empresa levantou US$ 4,5 milhões em maio de 2021 da FusionX Ventures, bem como um valor não revelado em março de 2020 da FusionX Ventures e Tech Coast Angels.
No momento, ela está aceitando pedidos de investimento de investidores anjos e institucionais amigáveis, disse o comunicado à imprensa.