A emissora de stablecoins Tether divulgou que está alterando seu suporte para as redes Bitcoin Cash SLP, Kusama e Omni Layer. De acordo com o anúncio, a empresa deixará de emitir as stablecoins USD₮-Omni, USD₮-Kusama e USD₮–BCHSLP a partir de hoje, 17 de agosto de 2023.
Apesar dessa decisão, a Tether garantiu que continuará a utilizar essas stablecoins normalmente pelos próximos 12 meses. Além disso, ressaltou que novas mudanças podem ser avaliadas e anunciadas durante esse período.
Para facilitar a transição, os usuários terão a possibilidade de trocar suas stablecoins nas redes mencionadas por outras em plataformas que ofereçam suporte a esses ativos, como a exchange de criptomoedas Bitfinex.
A Tether explicou a justificativa por trás dessa decisão, afirmando que, quando uma blockchain não apresenta um volume de transações significativo ao longo de um período prolongado e não demonstra melhora nos indicadores de uso, a manutenção do suporte se torna ineficiente e pode comprometer a segurança e a vigilância da stablecoin.
As redes mencionadas são uma forma de investidores de criptomoedas conseguirem fazer transferências de USDT de maneira mais rápida e barata fora da rede Ethereum (ETH). No entanto, com a presença cada vez maior de protocolos Layer 2 e a Tron (TRX) se destacando cada vez mais como uma rede para transferência da principal stablecoin do mercado, redes menores acabam ficando sem espaço para crescer.