O valor total bloqueado (TVL) na Starknet, Layer 2 para o Ethereum (ETH) usando ZK-Rollup, registrou uma queda considerável, de acordo com os dados do L2Beat em 21 de agosto.
A contração no TVL da Starknet está entre as mais rápidas no cenário de soluções de escalabilidade, com uma redução de cerca de 50%, equivalente a aproximadamente US$98 milhões.
Anteriormente, em 16 de agosto, o TVL da Layer 2 era superior a US$203 milhões, e o projeto permanecia entre as dez opções mais populares de escalabilidade no Ethereum.
Uma característica importante da Starknet é o uso de ZK em seus rollups. Isso significa que, enquanto a plataforma agrupa transações antes de confirmá-las na rede, a utilização de conhecimento zero garante maior privacidade aos usuários.
No entanto, é importante destacar que a solução não é ZK-EVM. Sendo assim, os usuários devem implantar todos os contratos inteligentes de propósito geral criados usando o Cairo, uma linguagem projetada especificamente para soluções ZK-Rollups.
Apesar do declínio no TVL, a atividade da StarkNet tem aumentado constantemente nos últimos meses. Mas, em termos de velocidade geral de processamento de transações (TPS), a plataforma ainda fica atrás do Ethereum.
Em 21 de agosto, por exemplo, a StarkNet registrou um TPS de 4,8, enquanto o ETH alcançou 10,9. Embora a Layer 2 seja mais escalável, é perceptível que a plataforma ainda está trabalhando para melhorar sua eficiência.
Embora não esteja claro o que desencadeou o declínio acentuado no TVL da StarkNet, não houve relatos de hacks em dapps implantados na Layer 2, nem de vulnerabilidades que impactaram diretamente a plataforma.
No entanto, é possível que exista uma correlação entre as quedas nos preços do Ethereum e a contração no TVL da plataforma. Na semana passada, tanto o ETH quanto outras criptomoedas sofreram um declínio considerável.