De acordo com dados do Whale Alert, uma grande transferência de XRP foi detectada, onde cerca de US$38 milhões em tokens foram retirados da Binance por uma “baleia” ou uma entidade composta por vários investidores significativos.
O que isso significa?
Devido ao alto número de XRP, 94.311.360 tokens, essas transações podem causar efeitos perceptíveis no mercado. No entanto, é importante destacar que a resposta do preço a um movimento dessa “baleia” depende da intenção por trás da transferência.
Sendo assim, vamos analisar: o remetente da transferência de XRP era uma carteira vinculada à exchange de criptomoedas Binance, enquanto o destinatário era um endereço desconhecido.
Os endereços destinatários desconhecidos não estão vinculados a nenhuma plataforma cripto centralizada, o que sugere que podem ser carteiras pessoais. Isso pode indicar que o investidor deseja manter as criptomoedas trancadas por um período prolongado, ao invés de deixá-las em uma exchange para facilitar transações de vendas rápidas.
Como resultado, uma grande quantidade de saídas das exchanges pode afetar de forma positiva o preço de terminada altcoin ou até mesmo do bitcoin (BTC).
No caso da transação atual, parece que a “baleia” transferiu esses tokens para acumulação. Se for realmente esse o cenário, essa saída massiva pode ser construtiva para o valor do XRP.
O token criado pela Ripple subiu na semana passada, mas não tanto quanto outros integrantes do top 10. Nesse sentido, um grande investidor pode estar acumulando, aproveitando que o XRP não conseguiu pegar o rally atual.
Baleias e XRP
Investidores cripto importantes têm mostrado interesse em adquirir XRP desde o último trimestre de 2022, com uma forte compra registrada em 23 de dezembro. Isso pode ter sido motivado pelo fim da disputa entre a SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, e a Ripple, empresa criadora do XRP, que se intensificou no final de 2020.
A SEC acusa a Ripple de ter vendido o XRP sem a devida aprovação, considerando-o um security token. No entanto, a SEC não conseguiu vencer essa ação até agora.
O mercado espera que a questão seja resolvida em 2023, com uma vitória da Ripple ou um acordo. Isso seria positivo para o XRP, que poderia ser negociado novamente em exchanges que o removeram e ser listado por novas empresas cripto.
Se isso acontecer, o XRP poderia ter mais liquidez e voltar aos níveis de capitalização anteriores à ação da SEC.