A Polkadot está se preparando para o lançamento do USDC em sua rede, previsto para setembro de 2023. Esse evento marca o início de um “setembro estável” inesquecível para a Circle, emissora da stablecoin, que planeja disponibilizar o ativo em cinco novas redes ao longo do mês.
Já em outubro, o USDC também estará presente na Polygon PoS, totalizando seis ecossistemas abrangidos.
No caso específico da Polkadot, a Circle planeja trazer o USDC para o ecossistema através da parachain Asset Hub. Essa abordagem permitirá que a stablecoin se estabeleça de forma independente no ecossistema de parachains, utilizando o protocolo XCM.
Essa novidade ocorre em um bom momento para o ativo estável, pois veio logo após a introdução bem-sucedida do Cross-Chain Transfer Protocol (CCTP), utilitário on-chain sem permissão que pode queimar USDC nativo em uma rede de origem e cunhar USDC nativo do mesmo valor em uma rede de destino.
Além disso, a Circle lançou os Web3 Services e as carteiras programáveis, destinadas a fornecer uma base sólida para o USDC nos ecossistemas blockchain. Isso traz ainda mais novidades para o mundo da segunda maior stablecoin do mercado de criptomoedas, pois o ativo estável agora é aceito como forma de pagamento no Shopify, através da parceria com a Solana Pay, a plataforma para a criação de lojas online e gestão de produtos e vendas.