Um relatório divulgado pela Chainstack mostrou as preferências dos desenvolvedores web3 em diferentes partes do mundo em relação às principais blockchain. O estudo, que analisou a dominância dos nodes e as preferências de protocolo em 2023, destacou que o Ethereum (ETH) lidera a atividade dos programadores nos Estados Unidos, enquanto a BNB Chain é a escolha preferida na Europa e na Ásia.
A rede preferida
De acordo com o estudo do provedor de infraestrutura de criptomoedas, a rede do ETH responde por 38,9% das demandas de nodes nos Estados Unidos. Em segundo lugar, aparece a rede da Binance, com 31,3% das preferências. Fechando o pódio está a rede Polygon (MATIC), que conquistou uma parcela de preferência de 17,2% das demandas de nodes.
Na Europa, a liderança na atividade de desenvolvedores foi da BNB Chain, que registrou 5,4 bilhões de solicitações de nodes, representando 24,4% do total. A Polygon e a Avalanche (AVAX) seguiram de perto, com participações de 22,8% e 22,6%, respectivamente. O Ethereum ficou em quarto lugar, contribuindo com 18,3% das solicitações, enquanto a Arbitrum (ARB) representou 8,6% e a Solana (SOL) 4,5%.
Na Ásia, a BNB Chain também se destacou, registrando 3,4 bilhões de solicitações, o que corresponde a 72,1% da infraestrutura de nodes na região. O Ethereum veio em segundo lugar, com uma parcela de 25,4%, enquanto a Polygon e a Arbitrum contribuíram com 4,5% e 4,3% das solicitações, respectivamente.
Nodes preferidos
Além disso, o relatório da Chainstack destacou a preferência dos desenvolvedores por nodes completos em comparação com os nodes de arquivo em todas as regiões. Na Ásia, essa preferência se destaca, atingindo 99,5%.
Um node completo é um tipo de node na rede blockchain que possui uma cópia completa do registro de todas as transações já ocorridas na rede. Ele verifica e valida todas as transferências, blocos e contratos inteligentes, garantindo que todas as regras do protocolo sejam seguidas.
Já um node de arquivo é uma variação de node na rede blockchain que não apenas possui uma cópia completa do registro de transações, mas também mantém registros históricos completos, como informações sobre o estado de todas as contas em cada ponto da história da blockchain. Os nodes de arquivo são usados principalmente para fins de pesquisa, auditoria e análise histórica da rede.
No geral, os nodes completos oferecem uma solução mais eficiente do que os nodes de arquivo, pois reduzem a carga de dados da blockchain em comparação com a manutenção de um arquivo completo do histórico de transações.