Nesta terça-feira (07), durante o evento DC Fintech Week, Michael Barr, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), afirmou que as stablecoins privadas representam um risco financeiro.
Segundo Barr, os ativos estáveis podem equivaler a dinheiro privado e ter efeitos desestabilizadores sobre as finanças, se não forem controlados.
Ele havia dito que stablecoins da indústria privada vinculados a ativos como o dólar americano podem escalar rapidamente devido aos efeitos de rede financeira.
“Há um interesse enorme na regulamentação federal das stablecoins que garanta que o Federal Reserve possa aprovar, regular e aplicar aos emissores de stablecoins, incluindo carteiras. Precisamos de uma estrutura forte. É melhor se o Congresso puder decidir as regras do jogo”.
Barr também reiterou que o Fed continua a estudar os tipos de tecnologias que estariam por trás de uma moeda digital apoiada pelo banco central. Ele disse que o banco não avançaria com nenhum plano a menos que o Congresso e o poder executivo do governo quisessem.