Logo após a chegada do The Merge, o mercado de criptomoedas voltou os olhos para o grande problema da centralização do Ethereum (ETH). Contudo, a principal altcoin do mercado não é atacada apenas por isso.
Transações da criptomoeda estão sendo fortemente censuradas e isso é alvo de críticas de especialistas e investidores.
A comunidade cripto acusa Vitalik Buterin de agir como a única voz da criptomoeda, se mostrando o grande controlador do Ethereum.
Nova acusação contra Buterin
O usuário do Twitter com apelido mr.y questionou a comunidade da plataforma de contratos inteligentes a respeito da estrutura interna de governança e o processo de tomada de decisão do ETH.
Segundo o interrogador, não há como chamar uma rede de realmente descentralizada quando seu andamento é decidido por apenas uma pessoa.
Sendo assim, ele decidiu criar um tópico para descobrir como o roteiro para o Ethereum é criado.
Na votação, alguns usuários apostaram que Buterin reúne informações de desenvolvedores, entusiastas e validadores. Somente assim, se decide um consenso sobre o andamento da rede.
Mas é claro que isso é apenas uma especulação.
Nesse sentido, o entusiasta cripto solicita que o rosto por trás do Ethereum esclareça como as decisões de evolução da rede são tomadas.
Buterin afirmou que um de seus métodos de formar um consenso em toda a rede é ler passivamente o Twitter e o Reddit.
Nessas redes a comunidade do ETH está forte e pode mostrar um direcionamento de como acredita que o blockchain da altcoin deve prosseguir.
Claro que essa resposta não teve a melhor das reações. Afinal, decidir o rumo de uma criptomoeda tão importante para o ecossistema blockchain através de feed de redes sociais pode ser um caminho perigoso.
Censura na rede Ethereum
Conforme noticiado pelo Bolha Crypto, Buterin divulgou o roteiro de do Ethereum no último sábado (5).
Um dos pontos abordados foi justamente a censura observada na rede da altcoin.
No roteiro apresentado, a mesma será tratada através da atualização “The Scourge” que se concentrará na resistência à censura.
he Scourge incluirá transações confiáveis, credíveis e neutras. Além disso, evitará a centralização e outros riscos de protocolo do valor máximo extraível (MEV).