Durante um evento do Twitter Spaces, Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), compartilhou sua opinião sobre o futuro do Bitcoin (BTC). Segundo o desenvolvedor, para que o BTC se torne muito mais do que uma forma de transacionar valores ao redor do mundo, ele precisa de soluções de dimensionamento, como o Zk Rollups.
Em suma, o Zk Rollup é uma solução de escalabilidade Layer 2 que permite que as blockchains concluam as transações de forma rápida e cobrem baixas taxas. Essa tecnologia consegue combinar o processamento off-chain e on-chain para ter um desempenho melhor do que as blockchains Layer 1, como o BTC e o ETH.
Essa tecnologia é muito utilizada por projetos na rede Ethereum que desejam ter mais escalabilidade, algo que a plataforma de contratos inteligentes não oferece. No entanto, agora que o Bitcoin tem sido utilizado para a criação de tokens fungíveis e não fungíveis, esse assunto chegou para a criptomoeda primária também.
Na visão de Buterin, um dos principais desafios do Bitcoin é a política que o envolve. Inclusive, o rosto por trás do Ethereum comentou sobre a baixa velocidade de transações do BTC e a necessidade de abordagens inovadoras para melhorar a escalabilidade do sistema.
Falando de Layer 2, Buterin não deixou de elogiar as soluções de dimensionamento já testadas na blockchain Ethereum, como o Plasma e os ZK Rollups. Ele mencionou especificamente duas plataformas conhecidas: Optimism (OP) e Arbitrum (ARB), que poderiam ser consideradas como estudos de caso para o Bitcoin.
Outros participantes do Twitter Spaces também compartilharam suas opiniões. Por exemplo, Eric Wall, conhecido como “Altcoin slayer”, levantou questões importantes durante a discussão. Ele ressaltou a importância de o BTC estudar essas soluções de dimensionamento para evitar riscos de segurança.
Wall também trouxe à tona a questão do modelo de segurança da criptomoeda principal e do limite máximo de 21 milhões de unidades. Buterin reconheceu que essa é uma questão com a qual ele também está lutando e mencionou os Ordinals como uma possível solução. Essa abordagem forneceria um mercado de taxas razoável para lidar com a redução dos subsídios de bloco e questões de segurança.