Em uma conferência realizada na Turquia, Vitalik Buterin apresentou uma proposta para redesenhar a estrutura do Ethereum (ETH). Esta ideia, caso implementada, poderia ter implicações tanto para usuários quanto para desenvolvedores, prometendo abordar questões persistentes de desempenho e aprimorar o sistema de staking da altcoin.
Melhorias propostas por Buterin
Buterin destacou que sua visão inclui uma série de melhorias, como a integração de private mempools e a introdução do ERC-4337.
Os private mempools, segundo o programador, podem oferecer aos usuários maior privacidade e segurança, permitindo que conduzam transações sem expor suas intenções à mempool pública, onde mineradores poderiam potencialmente explorá-las.
Já o ERC-4337 se refere ao account abstraction, proporcionando aos usuários um controle mais sofisticado sobre suas contas, tornando operações como carteiras multisig mais fáceis de implementar e mais seguras.
Uma carteira baseada em account abstraction iria funcionar como um contrato inteligente, onde os usuários poderiam agendar transações sem a necessidade de assinar as mesmas.
Account Abstraction e implementação desafiadora
É válido destacar que, quando Buterin propôs a melhoria como algo a ser implementado no Ethereum ao longo dos anos, a proposta não foi aprovada. Isso porque ela foi considerada algo difícil de ser implementado.
Agora, o desafio seria implementar o abstraction sem fazer alterações de protocolo da camada de consenso. Tudo seria realizado utilizando a infraestrutura da camada superior.
Como resultado, a conta de usuário seria mesclada com a conta de contratos inteligentes, permitindo que pagamentos fossem programados e que apenas em uma conta se pudesse realizar transações e criar contratos inteligentes.
Eficiência e aprimoramento da liquidez do staking
Outra inovação proposta por Buterin é a pré-compilação de código. Essa funcionalidade poderia aumentar a eficiência na implementação de contratos inteligentes, tornando-os mais rápidos e baratos de executar ao pré-processar alguns elementos do código.
A liquidez do staking, um processo que permite a conversão de ativos bloqueados, é outro ponto que o rosto por trás do Ethereum busca aprimorar. Suas preocupações com a centralização das soluções de liquidez, destacando riscos associados a entidades como a Lido Finance, indicam uma busca por maior descentralização nesse aspecto.
Essa descentralização, segundo o cofundador, poderia democratizar o processo de staking, oferecendo a mais usuários a chance de participar sem abrir mão da liquidez.