Em uma entrevista concedida à plataforma Defiant, especializada em DeFi e NFTs, Vitalik Buterin respondeu a 45 perguntas em sua visita à Turquia.
O líder do Ethereum (ETH) destacou a importância do país no universo das criptomoedas, compartilhando que, segundo estatísticas, a região é um grande polo nesse cenário. Buterin enfatizou que a audiência turca é bastante ativa, expressando sua surpresa ao receber a maioria dos comentários em suas postagens de lá.
Ao abordar o ambiente cripto turco, o programador discutiu as perspectivas para o setor no país e seu impacto global. Além disso, ele compartilhou insights sobre como enxerga o avanço do cenário cripto turco e seu potencial impacto no mundo.
Mudanças e desafios para o Ethereum
No decorrer da entrevista, Buterin foi questionado sobre o roadmap do Ethereum. Ele reconheceu a necessidade de uma abordagem positiva em relação à “centralização do staking”. Nesse sentido, o cofundador destacou a importância de redesenhar o processo para promover mudanças saudáveis em pools de mineração para que a descentralização seja alcançada.
Buterin também abordou o próximo upgrade do Ethereum, o EIP 4844, apelidado de Danksharding, explicando que o espaço do mapa de dados será aprimorado para 16 megabytes por slot.
Ele destacou que, após a conclusão do upgrade, o foco será ajustar parâmetros e atributos. Buterin sugeriu a possibilidade de implementar um sistema de votação para evitar a necessidade de hard forks no futuro. A atualização, denominada Dencun, está programada para ser lançada no início de 2024.
Provocação da comunidade Cardano
No entanto, após a menção de Buterin ao conceito UTxO (Unspent Transaction Output), defensores da Cardano (ADA) zombaram dele nas redes sociais, especialmente no X.
Charles Hoskinson, fundador da ADA, satiricamente afirmou que “Ethereum 3 resolverá tudo”. O ETH utiliza um modelo baseado em contas, enquanto a Cardano e o Bitcoin seguem o modelo UTxO.
No modelo de contas, as informações sobre o estado de uma conta são armazenadas de maneira centralizada. Sendo assim, cada participante na rede tem uma conta associada a ele, e o saldo dessa conta é ajustado conforme as transações são processadas. Já no modelo UTXO, em vez de contas, as transações são representadas como entradas não gastas (UTXOs) que podem ser usadas como entrada para transações futuras.
Diante das críticas, Hoskinson respondeu que a Cardano nunca seria reconhecida como uma das maiores conquistas científicas por Buterin ou pela equipe Ethereum. Ele argumentou que o programador está redescobrindo o que a blockchain da ADA trabalha há uma década, mas que não recebe o devido reconhecimento.