Vitalk Buterin se referiu a Solana como a blockchain mais escalável enquanto se dirigia ao público em uma conferência.
Não é de hoje que o Ethereum (ETH) vem sendo acusado de falta de escalabilidade no mercado de criptomoedas, e Vitalik Buterin sabe disso. Sendo assim, não é de se espantar que o cofundador do ETH reconheça que a Solana (SOL) é uma altcoin superior à principal plataforma de contratos inteligentes quando o assunto é escalabilidade.
Por ter um algoritmo de consenso híbrido, proof of stake (PoS) e proof of history (PoH), a Solana consegue lidar com um alto volume de transações de forma rápida e eficiente. Por outro lado, isso não quer dizer que a blockchain da SOL esteja pronta para duelar diretamente com o Ethereum. Afinal, a altcoin ainda precisa lidar com seus problemas de interrupções de rede.
Apesar de a blockchain do ETH ainda apresentar transações mais lentas como resultado de um alto volume de atividade, ela ainda se mantém como a líder no desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes.
Sendo assim, é importante destacar que as declarações de Buterin não devem ser interpretadas como um desmerecimento do Ethereum, mas sim como uma necessidade de abordar os desafios de escalabilidade enfrentados por blockchains de primeira e segunda geração. A Solana parece ser a aposta do programador como uma solução para isso, pelo menos enquanto o Ethereum 2.0 não chega.
Problemas na rede Ethereum
Os comentários do programador foram feitos poucos dias após a interrupção súbita da maioria dos validadores da rede Ethereum, resultando em um evento conhecido como perda de finalidade.
A finalidade é um conceito fundamental no campo da tecnologia blockchain. Ela refere-se ao momento em que um bloco e suas transações correspondentes são confirmados e aceitos pela maioria dos validadores, geralmente representando dois terços do total. Quando a finalidade é alcançada, as transações se tornam permanentes e não podem ser alteradas ou excluídas retroativamente na blockchain.
No caso do Ethereum, essa interrupção resultou em uma perda de finalidade. A queda abrupta no número de validadores em operação afetou o desempenho da rede. Um total de 3,68% dos slots diários ficaram sem atendimento, e a proposta de 253 blocos foi atrasada, conforme dados fornecidos pela Glassnode.
Para lidar com essa situação, foram implementados sistemas para recuperar e verificar estados mais antigos, ao mesmo tempo em que gerenciavam o fluxo de novos atestados. No entanto, essa carga de trabalho inesperada causou mau funcionamento do sistema devido ao superaquecimento.
Em ambos os casos, os validadores afetados retomaram a operação em um período de 20 minutos e uma hora, respectivamente, com a taxa de participação rapidamente retornando a mais de 98%. Além disso, os usuários do dia a dia da rede Ethereum não foram afetados.