Os protocolos Layer 2 estão sendo cada vez mais utilizados pelos investidores de criptomoedas. Afinal, eles são capazes de oferecer a segurança da rede principal, como o Ethereum (ETH), enquanto apresentam uma boa eficiência com baixas taxas e transações rápidas.
Essa popularidade também tem sido observada no setor de tokens não fungíveis (NFTs). No entanto, o que chamou a atenção nesse cenário foi o fato de o zkSync ter deixado nomes importantes do mercado de Layer 2, como Optimism (OP) e Arbitrum (ARB), para trás em volume de NFTs desde a implementação de sua mainnet, de acordo com dados fornecidos pelo NFTScan.
Lançado na mainnet em 24 de março de 2023, o zkSync serve como uma solução de escalabilidade para o Ethereum, utilizando a tecnologia de zero-knowledge rollup (ZK-rollup).
Os ZK-rollups usam provas criptográficas para a verificação de transações off-chain, resultando em um rendimento mais alto e taxas de gas inferiores em comparação com a rede principal do ETH.
Embora tenha sido lançado na mainnet mais de um ano depois da Optimism e Arbitrum, o zkSync já processou mais de 160.000 ETH em transações NFT em menos de um ano.
Por comparação, a Arbitrum e a Optimism registraram um total de vendas de NFTs de 32.611 ETH e 8.126 ETH, respectivamente, desde o lançamento de suas redes principais em 2021.
No entanto, a Optimism mostra superioridade quando se trata de contagem de transações de tokens não fungíveis e números de carteiras.
Desde a chegada da OP Mainnet, a quantidade acumulada de transações NFT diárias concluídas na rede atingiu 56,153 milhões. Além disso, até o momento, o número de carteiras ativas chegou a 4,62 milhões, superando os 2,11 milhões do zkSync e os 3,08 milhões da Arbitrum.
Crescimento do zkSync
No que diz respeito à atividade dos usuários, o zkSync experimentou um bom crescimento cumulativo ao longo do ano. Os dados coletados pela Artemis mostram que a atividade da rede teve um aumento constante após uma pequena queda na contagem diária de endereços de carteira únicos em maio.
Desde o dia 6 de maio, a contagem diária de endereços ativos enviando transações on-chain no zkSync cresceu quase 10%. Segundo os dados da Artemis, em 9 de setembro, o número de endereços ativos na L2 totalizava 280.000.
Com o aumento da migração de usuários para a rede, as transações diárias também aumentaram. Desde a queda em maio, o total de transferências registradas diariamente na rede cresceu mais de 1.000%.
A atividade de negociação nas exchanges descentralizadas (DEXes) também aumentou, com um salto de 1.600% desde maio. Para exemplificar, em 11 de maio, o volume total de DEXes no zkSync era de 6,6 milhões. Em 10 de setembro, o volume chegou a 105 milhões.
Apesar do aumento recente na atividade da rede, o valor total bloqueado (TVL) no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) do zkSync sofreu uma queda. Com um valor de US$125 milhões até agora, o TVL do protocolo diminuiu 35% desde 25 de julho, conforme observado pelas informações do DefiLlama.