Como resultado da queda do bitcoin (BTC) nos últimos dias, os pools de mineração de bitcoin estão passando por problemas e as coisas tendem a piorar mais. As empresas responsáveis por grande parte da extração de blocos da criptomoeda primária não param de sentir em suas máquinas a força dos ursos.
Sem dúvidas, o grande destaque que impulsiona essa queda é a Poolin. Esse é um dos maiores pools de bitcoin por taxa de hash. Só para exemplificar, em 2021, ela foi responsável por 10.8% da mineração mundial de BTC. Além disso, a mineradora dispunha de 18.000 bitcoins em sua carteira.

O grande problema
Na última segunda-feira (5), a Poolin alegou estar passando por uma fase de falta de liquidez. Sendo assim, decidiu congelar as retiradas da PoolinWallet. Nesse sentido, não só impediu os saques de bitcoin, mas também de Ethereum (ETH).
“Como você deve saber, a Poolin Wallet está enfrentando alguns problemas de liquidez devido às recentes demandas crescentes de saques. Mas tenha certeza de que todos os ativos dos usuários estão seguros e o patrimônio líquido da empresa é positivo”.
Certamente essa foi uma das piores notícias que os investidores de bitcoin poderiam ter. Afinal, o quarto maior pool de mineração de BTC conseguiu chamar muitos usuários ao oferecer compensações, como taxas zero para mineração de Bitcoin e Ethereum.
Com todo esse movimento, a maioria dos mineradores decidiram abandonar o pool e ir contribuir com a rede do bitcoin em concorrentes da Poolin. Esse comportamento resultou na queda da taxa de hash da empresa nas últimas 24 horas.
Mas não é apenas a Poolin que vem sofrendo
As empresas de mineração continuam com esse tormento desde o início de 2022, quando o mercado de criptomoedas passou por um forte abalo. Apesar de os planos de compensação terem sido adicionados, a perda continua sendo significativa.
De acordo com o BitInfoCharts, a lucratividade da mineração passa por uma grande queda desde 18 de agosto.
Na época, os lucros chegaram a US$0,109 por THash/s (com base em uma média móvel de sete dias). No entanto, a lucratividade atual se encontra em US$0,082 por THash/s.
Leia também: Peter Schiff: bitcoin é escasso, mas isso não importa