O preço do Ethereum (ETH) subiu bastante nas últimas semanas, ultrapassando a marca de US$3.000 pela primeira vez desde 2022. Além disso, algumas métricas on-chain sugerem que o ativo pode estar pronto para uma nova alta.
Dados da CryptoQuant mostram que o fluxo líquido de ETH nas exchanges tem sido predominantemente negativo no último mês, registrando grandes entradas nos últimos dias.
A mudança de plataformas centralizadas para métodos de autocustódia é considerada otimista, pois pode sinalizar o compromisso de longo prazo dos investidores em manter seus ativos. Também reduz a pressão imediata de venda.
Outro fator que sugere que o preço do ETH pode subir ainda mais é a atualização Dencun prevista para março. Ela se concentra em aumentar a eficiência, escalabilidade e segurança da blockchain Ethereum, tornando-a mais competitiva em relação a redes rivais como Solana, por exemplo.
Vitalik Buterin descreveu a atualização como um desenvolvimento considerável para sua criação e para as Layer 2 associadas a ela.
O Dencun marca o início da era The Surge no roadmap da plataforma de contratos inteligentes, um processo que segue a transição histórica do algoritmo de consenso Proof of Work para Proof of Stake, conhecida como The Merge.
A integração de Verkle Trees na blockchain Ethereum também é altamente antecipada. Espera-se que diminua os requisitos de espaço em disco, aprimore a funcionalidade dos nodes de staking e melhore a experiência geral do usuário.
Possível ETF spot de ETH
O Bitcoin dominou o cenário no início deste ano quando a SEC dos Estados Unidos finalmente aprovou vários ETFs atrelados ao ativo.
Esses produtos permitem que indivíduos ganhem exposição à principal criptomoeda por meio de uma empresa financeira regulamentada sem ter que comprá-la diretamente. Por sua vez, os provedores de ETFs spot de BTC precisam comprar quantidades do ativo para respaldar as ações que oferecem aos investidores.
O preço do bitcoin ultrapassou a marca de US$50.000 semanas após a aprovação.
Vendo esse cenário, alguns podem argumentar que o ETH está atualmente nessa zona de acumulação, com mais espaço para crescer. Por outro lado, a possível aprovação de um ETF da altcoin pode levar ao mesmo evento imediato de “venda da notícia” testemunhado após as aprovações do ETF de BTC.
BlackRock, Franklin Templeton, Grayscale e outros gigantes financeiros estão entre as empresas que solicitaram o lançamento de tal produto.