O Google atualizou suas políticas de publicidade a partir de hoje (29) para permitir a promoção de certos produtos relacionados a criptomoedas em seu principal mecanismo de busca. A mudança promete impactar significativamente o mercado de ETFs baseados em Bitcoin, já que esses instrumentos se enquadram nos novos critérios estabelecidos pela gigante da tecnologia.
O que mudou?
A revisão da política se concentra em esclarecer a publicidade de “Cryptocurrency Coin Trusts”. Agora, anunciantes e consultores focados no mercado americano poderão promover esses trusts, desde que atendam a critérios específicos e obtenham a certificação do Google.
Esses trusts são basicamente produtos financeiros que permitem aos investidores negociar ações de fundos que detêm grandes reservas de criptomoedas. Um exemplo perfeito são os ETFs spot de Bitcoin, que permitem adquirir exposição à criptomoeda sem possuí-la diretamente.
A nova política se aplica globalmente, mas reforça a importância do cumprimento das leis locais em cada região. Violações das regras resultarão em um aviso com pelo menos sete dias de antecedência à possível suspensão da conta, dando aos anunciantes tempo para se adequar.
Impacto no mundo cripto
Essa mudança acontece logo após a aprovação de 11 ETFs spot de Bitcoin pela SEC dos Estados Unidos, em 10 de janeiro. O Google processa aproximadamente 8,55 bilhões de buscas por dia, de acordo com dados da DemandSage, o que demonstra o imenso alcance e potencial influência da plataforma no mercado de criptomoedas.
A revisão da política abre novas oportunidades para a indústria de criptomoedas e está alinhada com o compromisso do Google com a publicidade responsável no setor financeiro.
A própria empresa declarou seu empenho em fornecer aos usuários informações suficientes para tomar decisões financeiras conscientes e protegê-los de práticas nocivas ou enganosas.