O estrategista Gareth Soloway apontou que uma tempestade perfeita pode estar se formando no mercado de criptomoedas, com potencial para desencadear uma forte onda de vendas de ativos.
Apesar da aprovação de 11 ETFs spot de Bitcoin e da entrada de milhões de dólares há apenas duas semanas, a principal criptomoeda viu seu preço despencar quase 14% desde o último pico.
Soloway, que previu acertadamente a venda massiva após a aprovação dos ETFs em outubro, ressalta a importância de padrões históricos do bitcoin.
“Se voltarmos aos altos do mercado altista de 2017, os futuros estavam basicamente em rompimento. Havia muita euforia antes da notícia. E essa foi a alta do ciclo. Se voltarmos ao primeiro pico de 2021, foi com o IPO da Coinbase. E isso marcou o topo. Esses grandes eventos geram muita excitação e altas no Bitcoin”, diz Soloway.
O analista observa que o GBTC, um importante fundo de BTC, está vendendo suas reservas, pressionando o preço para baixo.
“Muitos investidores espertos compraram antes da notícia. O GBTC estava sendo negociado com um grande desconto, então foi um bônus extra para eles. Agora, estão colhendo lucros”, explica.
Outro motivo para as saídas do GBTC é sua taxa de administração de 1,5%, bem mais alta que a de seus concorrentes. Em comparação, as taxas da BlackRock e Fidelity serão de 0,25% após um período de carência.
“Haverá uma certa quantidade de dinheiro que sairá do GBTC e migrará para esses outros ETFs com taxas muito mais baixas”, acrescenta Soloway.
Soloway prevê que a venda no Bitcoin se estabilize nas próximas semanas, mas alerta para outro risco que pode atingir o BTC:
“Meu maior medo, e esse é o único cenário pessimista que tenho para o bitcoin, é o que acontece se atingirmos um topo no S&P? O que acontece se tivermos um evento de redução de risco nos mercados em geral, no mercado de ações?”
Uma queda nas ações poderia significar mais problemas para os ETFs spot de Bitcoin, pois os investidores ficariam receosos:
“Estou preocupado que o bitcoin possa cair novamente. Se vermos uma queda de 50% no mercado de ações, acho que o btcoin poderia testar novamente o nível de US$15.000”.
O mercado de ações teve um excelente desempenho durante os primeiros dias de 2024, com o S&P500 e o Dow Jones atingindo recordes históricos e a Nasdaq próximo de picos históricos. No entanto, Soloway afirma que os padrões históricos do BTC apontam para um potencial topo do mercado:
“Estamos vendo recordes históricos quase todos os dias agora. Então, por que o Bitcoin está estagnado? Uma coisa que quero destacar: se você olhar para os ciclos anteriores do Bitcoin, ele atingiu o pico em dezembro de 2017 e o S&P seis semanas depois, no início de 2018. Se você voltar a 2021, o Bitcoin atingiu o pico em novembro a US$ 69.000, e seis semanas depois o S&P atingiu o pico. Estou um pouco em guarda aqui. Agora vamos observar o que acontece nas próximas três semanas”.
Soloway também enfatiza que a visão predominante de um mercado sólido está equivocada, ressaltando que apenas o setor de tecnologia está realmente performando bem.







