Em meio a vários fechamentos de bancos amplamente divulgados e ainda mais negócios em risco, um caminhão exibindo um anúncio sobre Bitcoin (BTC) foi visto do lado de fora da sede do agora falido Silicon Valley Bank, na Califórnia.
A curiosa cena atraiu a atenção não so dos transeuntes, mas também da comunidade de criptomoedas e mídia em todo o mundo.
Com a ajuda de vários amigos, um entusiasta do Bitcoin e artista de rua conhecido como Cryptograffiti colocou um anúncio para o principal ativo digital financeiro em um caminhão e o estacionou do lado de fora da entrada da sede do gigante bancário agora em colapso.
Um vídeo mostrando a cena, publicado no Twitter em 14 de março, já conta com mais de 150 mil visualizações.
btc > svb#BeYourOwnBank
— cryptograffiti (@cryptograffiti) March 15, 2023
thx to @1EastSideTony, @SeveralSatoshis & @refazi for the assist! pic.twitter.com/b0QtGybIEk
O movimento do artista, que parece retratar a força das criptomoedas sobre as finanças tradicionais, com a mensagem “Seja seu próprio banco”, chamou a atenção da mídia inclusive em outros países.
Esse foi o caso de uma estação de televisão local em Barcelona, Espanha, que levou ao ar a história. A matéria do canal televisivo foi postada no Twitter pelo usuário eVelocity nesta quinta-feira (16).
#bitcoin truck in front of SVB made it to the local TV news in Barcelona! 18s in. 😂 😂 pic.twitter.com/AdAkWgotnR
— eVelocity ⚡🇸🇻 (@omercier) March 16, 2023
Criptomoedas x bancos
De fato, depois que três grandes bancos foram fechados em poucos dias de distancia um do outro, o contágio ameaça se espalhar para mais instituições, incluindo o Credit Suisse.
A instituição financeira suíça anunciou, recentemente, planos de tomar empréstimos de quase US$ 54 bilhões do banco central suíço em uma tentativa de fortalecer sua liquidez e evitar uma possível quebra.
Tal incerteza no setor bancário resultou em muitos investidores temerosos fugindo para o mercado cripto, retirando grandes quantidades de Bitcoin e Ethereum (ETH) de exchanges cripto para suas carteiras pessoais.
Notavelmente, os entusiastas do Bitcoin há muito argumentam que a maior criptomoeda por capitalização de mercado tinha a capacidade de atuar como um ativo de refúgio e uma proteção contra a inflação.
Os dos defensores dess ideia é Robert Kiyosaki, autor de “Pai rico, Pai pobre”, que elogiou o Bitcoin em seu bestseller, afirmando que o BTC era uma reserva de riqueza em um possível colapso econômico.