A Apple lançou um novo conjunto de regras para aplicativos de criptomoedas na App Store que reflete a posição da empresa sobre NFTs, criptomoedas e pagamentos.
Considerando o tamanho do mercado de aplicativos iOS, certamente terá um enorme efeito no caminho de desenvolvimento que os aplicativos descentralizados escolherão no futuro próximo.
Ativando a compra NFT
A partir de agora, os desenvolvedores poderão aproveitar o IAP para vender NFTs ou oferecer serviços vinculados a não fungíveis, como cunhagem, listagem e transferência.
Tecnicamente, a Apple criou oficialmente um portal de criptografia para usuários móveis. No entanto, há uma desvantagem.
De acordo com as regras mencionadas, os desenvolvedores não poderão implementar soluções alternativas de pagamento, portanto, os usuários ficarão limitados no ecossistema criado pela Apple.
Além de limitar as opções de pagamento, a Apple não usará NFTs como chaves para desbloquear conteúdo premium ou funcionalidades adicionais.
Tecnicamente, se você já possui um NFT adquirido fora do ecossistema da Apple, ele será útil em aplicativos iOS em termos de utilidade.
As exchanges podem capitalizar na atualização
Exchanges como a Coinbase já estão capitalizando o tamanho do ecossistema construído pela Apple e usando-o para facilitar as transferências de criptomoedas. No entanto, neste caso, as NFTs não são consideradas criptomoedas.
Mas, graças às novas diretrizes, as exchanges de criptomoedas poderão operar com mais clareza e até implementar novas funcionalidades para seus usuários.
Infelizmente, as compras secundárias de NFT se tornam um problema, pois exchanges como OpenSea, pontes de pagamento como Moonpay e outras não poderão entrar no fluxo de pagamentos da Apple, perdendo milhões de dólares em receita.