O governo australiano baniu o uso de criptomoedas e cartões de crédito para apostas online.
De acordo com o jornal The Canberra Times, a proibição de utilizar criptos e cartões de crédito em jogos online já entrou em vigor.
O governo australiano havia anunciado a medida em janeiro e concedeu um período de transição de seis meses para que as empresas de jogos se adaptassem e informassem seus usuários.
Empresas que desrespeitarem a nova regra enfrentarão multas de até AUD$234.750 (US$150.000). O banimento inclui cartões de crédito vinculados a carteiras digitais, Bitcoin e demais criptomoedas, além de qualquer forma de crédito.
Com a nova regra, a regulamentação do jogo online se alinha àquela do jogo presencial.
Kai Cantwell, CEO da organização Responsible Wagering Australia, pediu ao governo australiano para uniformizar as regulamentações entre todas as formas de jogo:
“Se as medidas de proteção ao consumidor não forem consistentes em todas as modalidades de jogo, isso incentivará os australianos vulneráveis a migrarem para tipos de jogo menos regulamentados, onde correm maior risco de sofrer danos”.
O jogo é um passatempo popular na Austrália, com uma longa história no país. Na década de 1990, a indústria experimentou um rápido crescimento. Em 2007, a região detinha a maior taxa de jogadores do mundo, com 80% da população adulta envolvida.
Em 2022, o jogo online se tornou o segmento de crescimento mais rápido da indústria. No entanto, de acordo com o Instituto Australiano de Saúde e Bem-Estar (AIHW), o jogo problemático é uma importante questão de saúde pública no país, com perdas estimadas em US$25 bilhões anuais em jogos legalizados. Há dois anos, esse valor representava a maior perda per capita do mundo.