Recentemente, a Austrália atingiu um novo marco no campo das criptomoedas ao instalar mais de 1.000 caixas eletrônicos de Bitcoin em todo o país, conforme revelado pelo Coin ATM Radar. Com 1.002 máquinas operacionais, a Austrália agora é o terceiro maior centro de caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Canadá.
Historicamente, o mercado australiano para caixas eletrônicos cripto-fiduciários era considerado inativo. Contudo, desde o final de 2022, o país viu um aumento exponencial na adoção dessas máquinas, impulsionado principalmente por iniciativas de empresas privadas. Este súbito crescimento posicionou a Austrália à frente da Ásia em termos de número de caixas eletrônicos de Bitcoin, ultrapassando grandes economias como China, Japão, Cingapura e Índia.
Nos Estados Unidos, a presença de caixas eletrônicos de Bitcoin é dominante, com 82,8% do total global, totalizando 31.170 máquinas. O Canadá segue com 7,8%, representando 2.918 máquinas. Ambos os países alcançaram o marco de 1.000 caixas eletrônicos, com os EUA atingindo esse número em novembro de 2017 e o Canadá em janeiro de 2021.
A Europa atualmente abriga 4,3% do total de caixas eletrônicos de Bitcoin, com 1.617 máquinas. Dados indicam que, com a velocidade atual de instalação, a Austrália está em uma boa posição para ultrapassar a Europa em breve.
Além dessas regiões, outros países também têm uma presença significativa de caixas eletrônicos cripto, incluindo Espanha com 261 máquinas, El Salvador com 215, Polônia com 211, Alemanha com 194, e Hong Kong com 157 máquinas.