O Banco Cantonal de Zurique (ZKB) lançará um serviço de negociação de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), de acordo com informações obtidas pelo CVJ.CH.
Na última quarta-feira, as duas criptomoedas apareceram pela primeira vez na sessão de negociação do aplicativo móvel do ZKB, como os únicos “ativos digitais” listados. O app exibe o histórico de preços em dólares americanos, mas ainda não permite a negociação. Isso confere às criptomoedas um status similar ao de títulos restritos, que só possuem informações de preço disponíveis.
Apesar de a plataforma não permitir negociação no momento, fontes próximas ao banco confirmaram que o ZKB está se aproximando do lançamento de um serviço de criptomoedas.
Procurada pelo CVJ.CH, a assessoria de imprensa do banco não confirmou os rumores, limitando-se a dizer:
“O banco analisa continuamente sua gama de serviços e produtos, adaptando-os às mudanças nos desejos e necessidades dos clientes”.
Em outubro de 2023, a instituição financeira se tornou a primeira estatal suíça a oferecer acesso direto a seis criptomoedas para seus clientes. A iniciativa foi recebida com forte demanda, como confirmou o ZugerKB em entrevista ao CVJ.CH.
Naquele momento, já havia a expectativa de que outros bancos cantonais seguiriam o exemplo. Poucas semanas depois, o Banco Cantonal de São Gallen lançou um serviço similar. Em março de 2024, foi a vez do Banco Cantonal de Lucerna.
“Assim como em outros assuntos, os bancos cantonais mantêm contato informal entre si. Estou convencido de que outras instituições se juntarão a nós. Não quero especular sobre quando e de que forma essas ofertas chegarão ao mercado. Em cinco anos, nem todos os bancos cantonais provavelmente oferecerão investimentos em cripto, mas certamente não seremos os únicos a oferecer investimentos em ativos digitais, junto com o LUKB e o SGKB”, afirmou Jan Damrau, Chefe do Departamento de Gestão Corporativa do Banco Cantonal de Zug.